Carrinho de compras

Quem somos

A Editora Abade Suger é o braço cultural do Instituto Federalista.

O Federalismo, objeto central dos estudos e pesquisas do Instituto, não é somente um modo jurídico-constitucional de estabelecer um Estado baseado em um pacto de partes subnacionais autônomas, mas também um fato social, político, axiológico e, portanto, cultural.

A autonomia não se restringe aos entes políticos coletivos componentes da federação, mas deve se estender, alcançar e tornar-se um modo de ser dos cidadãos de um Estado-nação.

Além disso, a autonomia não se limita à simples liberdade de pensar, sentir e agir sem obstáculos. Ela vai além, pois, para se tornar plena e permitir ao cidadão o seu exercício consciente, é necessário que ele seja portador de uma cultura que lhe possibilite enxergar o mundo de maneira ampla.

Assim, a Editora Abade Suger tem por objetivo oferecer conteúdos literários que proporcionem aos cidadãos uma visão de mundo ampla, profunda, diferenciada e atualizada. Sempre olhando para o passado, busca resgatar as grandes ideias, discussões e debates que moldaram o pensamento e a cultura contemporânea, ao mesmo tempo em que aponta caminhos para os futuros possíveis e desejáveis.

Uma sociedade renovada, ou uma nova sociedade, não surge do nada. É preciso que as sementes de um futuro melhor, do mundo desejado, sejam plantadas e regadas para que, no momento certo, floresçam com abundância. O pensamento é o solo onde as sementes do mundo melhor devem ser cultivadas.

O Abade Suger, em seu tempo, foi um dos grandes construtores de um mundo diferente. Com suas múltiplas habilidades e métodos inovadores, soube influenciar profundamente as bases do pensamento e da espiritualidade, gerando as condições e os fatores que impactaram o mundo ocidental.

Da mesma forma, a Editora que leva o nome desse “semeador do futuro” busca, na contemporaneidade, espalhar a cultura para criar novas maneiras de ver o mundo e novas atitudes perante a vida, a sociedade e a política.

O Abade Suger, construtor de catedrais de pedra, madeira e vitrais coloridos, mudou o mundo ocidental. Da mesma forma, nós queremos ser construtores de catedrais do conhecimento para renovar o Brasil, para as gerações atuais e as futuras.